Conheça o Projeto Alvorada, semifinalista do 7º Prêmio Espírito Público na categoria Segurança
Publicado: 18/09/2025 - 14:39
Última modificação: 18/09/2025 - 14:49
por: Ramon de Oliveira
O Projeto Alvorada foi um dos semifinalistas do Prêmio Espírito Público 2025, na categoria Segurança Pública. A iniciativa foi selecionada entre mais de 800 projetos inscritos em todo o Brasil. Na 7ª edição do prêmio, apenas 28 chegaram à semifinal. A premiação é organizada pelo Instituto República.org e é considerada a maior iniciativa de valorização do serviço público brasileiro.
O que é o Projeto Alvorada?
A iniciativa nasceu em 2017, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Campinas, e o então Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Em seu primeiro ciclo, foi expandida nacionalmente pela Diretoria de Políticas Penitenciárias (DIRPP).
Em 2024, o projeto entrou em seu II Ciclo, sob a coordenação da Diretoria de Cidadania e Alternativas Penais (DICAP), em consonância com a Política Nacional de Atenção às Pessoas Egressas (PNAPE).
Atualmente, integra o Plano Pena Justa, promovendo educação, qualificação profissional e acesso ao trabalho decente como caminhos para a reinserção social e a redução da reincidência. Trata-se de uma iniciativa que apoia pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares, sendo executada de forma interinstitucional pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Atualmente, o projeto está presente em 23 municípios de 9 estados do Brasil: Goiás, Bahia, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, oferecendo formação educacional e qualificação profissional.
Na UFU, o Projeto Alvorada é coordenado pela Escola Técnica de Saúde (ESTES), que oferece o curso FIC de Eletricista Predial. Atualmente, são 30 alunos matriculados, com aulas práticas realizadas na Faculdade de Engenharia Elétrica, no Campus Santa Mônica.