Acontece

Estudantes de Enfermagem participam de exame nacional pioneiro

Projeto-piloto do INEP avalia habilidades e fortalece a Educação Profissional e Técnica no Brasil
por Anna Franco
Publicado: 21/11/2024 - 13:52
Última modificação: 21/11/2024 - 13:52

 

No dia 12 de novembro estudantes do Curso Técnico em Enfermagem participaram da 1ª Edição do Exame da Educação Profissional e Técnica (EPT). Este é um projeto-piloto, proposto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), responsável pela avaliação educacional em todo o Brasil. O objetivo do exame é desenvolver instrumentos que sejam capazes de mensurar habilidades e avaliar o desempenho dos estudantes do ensino técnico, a fim de indicar a necessidade de melhorias no ensino. 

A pesquisa busca não apenas avaliar o desempenho dos estudantes, mas também sistematizar dados, indicadores e informações estatísticas sobre a oferta e a qualidade da Educação Profissional e Técnica (EPT) no país. Além de fornecer subsídios que contribuam para o aprimoramento de políticas públicas e práticas pedagógicas no ensino tecnológico e profissionalizante. Participar desta avaliação significa contribuir para o desenvolvimento do ensino tecnológico no Brasil.

A fim de viabilizar a operacionalização da aplicação da pesquisa, o INEP firmou uma parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), responsável pelos procedimentos necessários à aplicação da pesquisa. As provas foram aplicadas de forma digital para todas as instituições participantes do Brasil.

Agradecemos a atuação do Prof. Dr. Richarlisson Morais, Representante Local do exame e Coordenador do Curso Técnico em Enfermagem e aos fiscais que atuaram na aplicação da prova, os técnicos administrativos da ESTES Rosemeire Fabrício dos Santos (Pedagoga) e Marcos Erlandeson Alves da Silva (Técnico em TI).

Parabenizamos e agradecemos os estudantes do Curso Técnico em Enfermagem pela participação e contribuição com o desenvolvimento de políticas educacionais para o ensino técnico na área de enfermagem no Brasil!

 

Prof. Dr. Luiz Carlos Gebrim de Paula Costa

Diretor da Escola Técnica de Saúde - ESTES