Critérios de avaliação
Published: 11/10/2018 - 14:49
Last modification: 10/08/2021 - 10:12
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A avaliação do trabalho escolar visa acompanhar o desenvolvimento do aluno e é parte do processo ensino aprendizagem. Comumente se faz, de forma contínua, cumulativa e evolutiva em direção aos objetivos propostos. A avaliação tem a função de diagnosticar a aprendizagem e mediante um feedback, professores e alunos acompanham a evolução desse processo.
Ela pode acontecer por meio de:
- Observação sistemática do aluno nos aspectos cognitivo e afetivo;
- Autoavaliação;
- Análise das produções individuais e coletivas dos alunos;
Caso detectado dificuldade de aprendizagem, o professor fará com o aluno estudos de recuperação paralela.
O professor fará seu registro individual observando o Processo de Formação e o conhecimento das Competências conferidas por cada professor.
O resultado da avaliação será expresso em notas de 0 (zero) a 100 (cem). O aluno deverá obter um mínimo de 60% de aproveitamento para aprovação na(s) referida(s) disciplina(s).
Após essa análise individual, o professor juntamente com os demais professores que trabalharam o mesmo Componente Curricular, no Conselho de Classe, chegará a um consenso, definindo se o aluno está APROVADO ou não. Esse resultado é registrado em formulário próprio e arquivado na secretaria da escola para fins de documentação escolar.
Avaliações Substitutivas: A avaliação substitutiva poderá existir segundo critério estabelecido pelo professor. A avaliação é processual isto é, pode acontecer em qualquer momento durante a aula, sem marcação prévia.
Frequência: A Frequência é verificada dentro do Processo de Formação do Aluno, enquanto critério de avaliação. O aluno poderá ser reprovado se não participar das aulas devidamente e quando ultrapassar um percentual de 25% da carga horária total da disciplina, devendo o aluno obter 75% de frequência da carga horária total da disciplina.