Critérios de avaliação
Published: 26/09/2018 - 10:23
Last modification: 04/08/2024 - 16:46
Segundo Luckesi (2011) “o ato de avaliar a aprendizagem na escola é um meio de tornar os atos de ensinar e aprender produtivos e satisfatórios”. A avaliação é parte do processo de ensino aprendizagem. Comumente se faz, de forma contínua, cumulativa e evolutiva em direção ao objetivo proposto. A avaliação assume um papel diagnosticador da aprendizagem e mediante um feedback, no qual professores e estudantes acompanham a evolução do processo de aprendizagem.
É adotado o processo de avaliação contínua, para que, caso seja detectada alguma dificuldade do discente atingir os objetivos propostos o docente e o estudante tenham a possibilidade de redirecionar as ações cabíveis para que as metas de aprendizagem sejam atingidas. Considera-se também importante o desenvolvimento da habilidade pelos discentes de se auto avaliar, para que, dessa forma, possam apropriar-se dos recursos internos que utilizam (metacognição) e, assim, sejam capazes de estabelecer ações que favoreçam a autorregulação da própria aprendizagem.
Considera-se ainda que a avaliação no fim do processo e apenas como constatação não contribui para o avanço da aprendizagem do estudante. A constatação é o princípio, é o ponto em que atribuímos uma qualidade (positiva ou negativa) ao que está sendo avaliado.
A partir disso é possível realizar a análise e a tomada de decisão sobre “o que fazer”. Por isso adota-se a avaliação contínua e não apenas no fim do processo.
Luckesi nos diz que “(…) para qualificar a aprendizagem de nossos educandos, importa, de um lado, ter clara a teoria que utilizamos como suporte de nossa prática pedagógica, e, de outro, o planejamento de ensino, que estabelecemos como guia para nossa prática de ensinar no decorrer das unidades de ensino do ano letivo”.
O professor fará seu registro observando o processo de formação (pontualidade, responsabilidade, interesse, organização, higiene pessoal, higiene ambiental, relacionamento estudante/professor, relacionamento estudante/paciente, relacionamento estudante/estudante, participação, uso de equipamento de proteção individual e coletiva, trabalho em equipe e frequência do estudante nas atividades propostas) e o conhecimento das competências, conforme fichas em anexo.
No final de cada módulo o Conselho de Classe chegará a um consenso sobre a situação do estudante observando o Processo de Formação e os resultados obtidos nas competências, definindo se o estudante está apto ou não para prosseguir nos estudos do módulo seguinte ou para receber certificação.
O resultado será expresso em notas de 0 a 100, sendo:
• 60 a 100 quando as competências/ habilidades forem constituídas;
• 0 a 59,9 quando as competências/habilidades não forem constituídas.
Será considerado aprovado no componente curricular o estudante que obtiver nota igual ou superior a 60 pontos e frequência acima de 75%.
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Avaliação de Recuperação da Aprendizagem | 47.22 KB |