Critérios de avaliação
Published: 26/09/2019 - 16:15
Last modification: 17/01/2020 - 10:56
A avaliação é parte do processo ensino aprendizagem. Comumente se faz, de forma contínua, cumulativa e evolutiva em direção ao objetivo proposto. A avaliação assume um papel diagnosticador da aprendizagem e mediante um feedback, professores e alunos acompanham a evolução do processo aprendizagem, podendo ocorrer por meio de:
- Observação sistemática dos alunos nos aspectos cognitivo e afetivo;
- Observação do processo de formação (pontualidade, responsabilidade, interesse, organização, higiene ambiental, relacionamento aluno/professor, relacionamento aluno/trabalhador, relacionamento aluno/aluno, participação, pontualidade dos trabalhos, uso de equipamento de proteção, trabalho em equipe e frequência);
- Auto avaliação;
- Análise das produções individuais e coletivas dos alunos;
O resultado será expresso em notas de 0 a 100.
- 60 a 100 quando as competências/ habilidades forem constituídas;
- 0 a 59,9 quando as competências/habilidades não forem constituídas.
Caso detectado, dificuldade de aprendizagem, o aluno é conduzido a estudos de recuperação paralela.
Avaliações Substitutivas: A avaliação substitutiva poderá existir segundo critério estabelecido pelo professor. A avaliação é processual, isto é, pode acontecer em qualquer momento durante a aula, sem marcação prévia.
Frequência: A Frequência é verificada dentro do Processo de Formação do Aluno, como critério de avaliação para aprovação e para sua manutenção no curso, de acordo com as normas da ESTES.